Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de abril de 2012

Passarela da Alegria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



"Passarela da Alegria", assim posso definir a manhã da última sexta-feira (30), a qual ocorreu o desfile de lenços, Olha que coisa mais linda!, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Quinze pacientes esbanjaram irreverência, alegria e muita emoção na passarela montada no hall do hospital.
A ideia era levantar a auto- estima de mulheres que passam por este tratamento de saúde e “quebrar a rotina” da Instituição, tornando o espaço do hospital mais leve, agradável, com a realização de eventos como este. 
“Quando trabalhamos a questão da auto-estima, é comprovado cientificamente que melhora a adesão ao tratamento, que a vida se torna um pouco melhor e que isso aumenta as chances de cura”, explicou a coordenadora de humanização do Icesp, responsável pela ação, Maria Helena Sponton.
O desfile foi embalado pela música “Garota de Ipanema” (música de autoria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim) e teve a participação também dos contadores de histórias, o escritor e voluntário, Giba Pedroza, e o ator e professor de teatro João Acaiabe (este interpretou  tio Barnabé, no Sítio do Picapau Amarelo) que apresentaram cada modelo com histórias de infância marcantes das mesmas.
Confesso que curti muito como contaram a minha história, quando inventava brincadeiras com lenços e lençóis, com muita criatividade para divertir minhas irmãs e amigos. Além de expor minha paixão pela arte e literatura. Houve ainda a apresentação no piano da paciente Maria Inês Martins Vasconcellos.
A maquiagem e o “look” das modelos, composto por lenços coloridos e estampados e joias, foram cedidos por parceiros do Instituto especialmente para o evento.
Para mim, o convite para participar desta ação significou muito no sentido de celebrar com outras pacientes nossas conquistas nessa luta. Jamais passou pela minha cabeça, depois de 11 meses na cadeira de rodas, estar desfilando no hall do hospital que me trato para pessoas que passam pela mesma luta e funcionários, alguns amigos, que se dedicam diariamente a fazer o melhor para nós. Entrar na passarela foi momento de grande êxtase, emoção, mas em nenhum momento chorei, a alegria que invadiu naquele dia, só me fazia sorrir, sorrir e sorrir bastante e agradecer a Deus por tanta bênção.
Como minha amiga Silvana Paula Andrade de Matos- também paciente o Icesp- disse, "é um verdadeiro desfile de guerreiras, que não se deixam vencer pelas as adversidades e não tiram o sorriso do rosto, pois dão valor a cada minuto da vida". É assim mesmo que me sinto todos os dias.
Fico feliz também de poder compartilhar esta força, alegria para fora do hospital por meio da Imprensa, que esteve presente e divulgou o evento com muito carinho. Acredito que essas são as notícias maravilhosas e construtivas que sempre deviam ocupar destaque nos noticiários, pois transmitem testemunhos de vida, verdadeiros exemplos de positividade, de esperança e de paciência para vencer cada batalha da vida.
Agradeço a todo pessoal da Humanização, em especial à Maria Helena, Raquel, Raquel (psicóloga) e Bruna, e aos profissionais da Assessoria de Comunicação e Imprensa e de Relações Publicas do Icesp, Fausto, Felipe, Gabriela, enfim, todos que permitiram eu participar desse momento de confraternização.
E também à minha família, em especial mãe Lúcia Regina e irmã Millena, que estão presentes em toda minha caminhada. À amiga Lígia Gomes, que também participou do desfile e tive honra de iniciar uma grande amizade com ela, nesse momento tão intenso de nossas vidas, que é este tratamento. E à grande amiga e conterrânea Taís Vale, que foi assistir ao desfile e participou de mais um momento de alegria da minha história.  A todos, deixo minha eterna gratidão por tudo.
Encerro este registro compartilhando um aprendizado baseado numa passagem bíblica que hoje faz parte da minha essência para viver e resume o sentimento que todos tiveram nessa ação:
“Tenham alegria com o Senhor, repito!Tenham alegria!Sejam amáveis com todos. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus que ninguém consegue entender guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fl 4,7). Viva a alegria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Confira as fotos do desfile aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário