Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vamos partilhar?


Hoje gostaria de falar sobre partilha, mais um aprendizado de Deus a mim. Gostaria de exemplificar esse assunto com os meus momentos nas salas da radioterapia e da quimioterapia. Nesta última, vou de 6 em 6 meses para tomar Aredia (se trata de uma medicação que ajuda a fortalecer os ossos e ministrada por via intravenosa).
O procedimento dura três horas, então logo pensei no que fazer durante esse tempo para distrair. Levei livros e revistas, porém o que prevaleceu foi o bate-papo (confesso que este é uma das coisas que mais amo fazer). Falamos sobre tudo: receitas de comida, histórias da vida, testemunhos, espiritualidade, piadas. Assim começaram novas amizades. Passávamos ali pela mesma luta do tratamento e de uma certa forma parecíamos uma família naquela tarde de sexta-feira. Então compreendi que ali se desenrolava mais que uma conversa, era uma troca de amor. Sim, pois um fez ao outro o bem com um sorriso, uma palavra, uma esperança, um ânimo e o simples fato de escutar.
Na radioterapia, durante o tempo de espera antes do tratamento, também formam-se grandes vínculos de amizade e apoio. É como se cada um fosse psicólogo um do outro, entre desabafos e conselhos. Além de comemorarmos juntos as nossas conquistas nesta etapa.
Nesses locais, observei a verdadeira partilha que o Senhor deseja que façamos, do amor ao proximo.  
Uma segunda lição tive na visita inesperada da minha amiga Taís Vale (recém chegada em São Paulo para fazer uma pós-graduação) que me proporciou muita alegria, nos divertimos muito, conversamos, jogamos ping-pong. A amizade é uma troca maravilhosa de amor. Quanto a esta lição, não poderia deixar de falar também da Cíntia Menezes, que como sempre, se tornou não só minha amiga, mas minha irmã e também me contagiou naquele dia com todo o seu entusiasmo e ajuda, ela com certeza é um exemplo de ser humano. E também da amiga Ligia Gomes, que compartilha comigo uma amizade tão preciosa formada nesta jornada do tratamento e inesquecíveis momentos de esperança e alegria como, por exemplo, quando me convidou para passar a Páscoa com a sua família. Verdadeiramente me senti acolhida, em família.
Outra lição de partilha que tive posso destacar são atitudes simples como da amiga Ivone Carvalho, que numa missa lotada trouxe cadeiras para mim, minha mãe e minha irmã. Nesse dia ainda fui presenteada pelo Pai Eterno, ao conhecer pessoalmente o professor Dalcides (apresentador do programa Escolhas da Vida, no canal da Rede Vida de Televisão) e poder agradecer pela oportunidade que ele me deu em seu programa de compartilhar meu testemunho de fé e muitos sentimentos bons aos telespectadores.
Diante desses fatos, refleti sobre o sentido amplo de partilha. Deus nos fez para isso, para servir um ao outro. Vejamos a relação do homem e a natureza, este depende da outra para sobreviver. Já a natureza depende das condições favoráveis do planeta Terra, este por sua vez do Universo que o mantém em órbita. Enfim, um complementa o outro.
Esta é a beleza de Deus, tudo o que Ele fez foi no sentido de unir e compartilhar. O ser humano foi feito para amar e ser amado. Busquemos então na vida partilhar o máximo de amor que pudermos e assim construiremos um mundo melhor.

"Nesta bela jornada da vida, os caminhos se alargam e se iluminam para aqueles que só semeiam o Bem e partilham..." (N. Rogero).

Nenhum comentário:

Postar um comentário